09 abril, 2014

Ter um cachorro, da trabalho.

 Olá galera! Ontem postei uma apresentação resumida do que vai ser esse novo aqui no descomplica, e agora, vou começar a descomplicar também a sua vida e do seu pet. 


 A primeira coisa que você precisa saber antes de decidir ter um bichinho dentro de casa, é que eles dão trabalho. Sim, eles dão muito trabalho, dor de cabeça, e podem se preparar, também te causa muitos gastos, então, o primeiro conselho que dou é, se você não tem a intenção de gastar seu precioso dinheiro com eles, por favor, não os tenha.
 Você precisa entender que além de muito cuidado, gasto financeiro, eles precisam também de atenção e carinho. Então não adianta também você poder gastar qualquer quantidade com seu pet no melhor veterinário, dar a ele as melhores rações, se você não vai estar dando para ele a coisa que ele mais espera de você: afeto. Tem um textinho de um filme que eu amo, e que eu recomendo a todo mundo que quer ter um cachorro assista, que é Marley & Eu, que resume e exemplifica perfeitamente isso que eu estou dizendo a vocês: "Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Entregue o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas nos fazem sentir extraordinários?".
 Como eu citei acima, o meu primeiro conselho é: Saiba exatamente com o que você está lidando. Não adote um filhotinho só porque ele é fofinho, saiba exatamente o que ele vai se tornar quando crescer. Por exemplo, adotar poodle, esperando que você não encontre pelo dele pela casa, é a mesma coisa de querer um Labrador para criar em apartamento. Não faz sentido. Antes de tudo, pesquise sobre a raça em questão, verifique se ela se adequa ao local que você quer aloja-la, preocupe-se principalmente com o temperamento e comportamento da raça, levando em consideração que existem cachorros mais calmos e outros mais agitados.
 Cachorros pequenos são bons para quem tem apartamento, pois ficam bem em ambientes menores, mas atente também que, esses cachorros, que costumam ser tratados como pequeno bibelôs podem exigir um pouco mais de atenção sua, já que costumam conviver com a familia, criam laços muito fortes que ao sofrer algum tipo de separação por qualquer motivo, podem ficar triste e até mesmo morrer.
 Cachorros maiores são bons para quem tem espaço em casa para poder abriga-lo. Não adianta querer um cachorro grande para tomar conta da casa, joga-lo do lado de fora e esquecer que eles também precisam de todo cuidado e atenção que uma raça menor, que ficaria dentro de casa. Não estou dizendo que você seja obrigado a colocar um Rottweiler em cima do sofá, estou dizendo apenas que você precisa criar um ambiente propício para que aquele cachorro fique lá fora. Uma casinha é o minimo que ele vai precisar para se proteger do frio e da chuva. Carinho e atenção sem sombra de duvidas é necessário, eles são grandões e fazem cara de mal mas acreditem, são tão bobos e brincalhões quanto pequenos yorkshire's.



 Outra coisa que vocês precisam lembrar, é que assim como nós, eles sentem fome e sede, e assim como nós precisamos comer de 3 em 3 horas, eles também tem uma necessidade de regularidade na alimentação e que isso muda de raça para raça, ja que para algumas é recomendado alimentação 3 vezes ao dia, para outra 2 e ja outras apenas 1. Ou seja, se possível procure um veterinário para ele te orientar nessa questão com o seu cãozinho.
 Cachorros podem ter basicamente as mesmas doenças que os humanos, como otite,problemas de coração, indigestão, micoses, entre outras coisas, ou seja, é preciso manter uma consulta periódica no veterinário. Uma coisa que pode te fazer poupar uma boa grana é manter sempre as vacinas em dia, isso vai evitar que eles adoeçam a toda e do nada.
 Para finalizar esse post de estreia, orientando sobre a decisão de ter ou não ter um cachorro, outra coisa que é bom ter consciencia é que o cachorro é aquilo que você ensina ele a ser desde quando o pega para criar. Sei que muitas pessoas temem por ter um cachorro em casa, devido aos estragos que podem causar, rasgando documentos e fazendo xixi e caca no lugar errado, mas o que elas não entendem é que só um cachorro não ensinado faz isso, o que significa que, se você ensinar o cachorro a fazer xixi e coco na varanda desde filhote, ele irá fazer xixi lá sempre. Dou o exemplo da minha experiencia pessoal, meu cachorro desde filhote, fazia xixi somente na primeira sala da casa. Um ano depois ela sala foi desfeita e tornou-se uma varanda aberta devido a uma construção, o que fez desse cômodo não anexo da casa, então, quando ele quer urinar, ele vai até a porta e faz sons para chamar a nossa atenção para que a gente abra a porta e ele possa ir se aliviar. Ou seja, é o dono que faz os costumes do cachorro. Talvez possa te interessar saber mais sobre adestramento de cães, veja esse curso online com certificado que pode fazer de você um ótimo adestrador.
 Então é isso gente, ponderem e pesem os prós e os contras em ter ou não um bichinho, pensem não somente no seu bem, MAS SE VOCÊ SERÁ CAPAZ DE FAZER BEM A ELE.
 E mais um apelo que faço: ADOTEM! NÃO COMPREM CACHORROS, EXISTEM TANTOS BICHINHOS SOFRENDO POR AI, AJUDE A DIMINUIR O NUMERO DESSES ANJOS ABANDONADOS E SOFRENDO NAS RUAS.


 Me despeço por aqui, um abraço a todos e qualquer duvida ou sugestão, por favor, comentem.


 Texto por:  Samanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário