09 abril, 2014

Ração, é tudo igual?



 Olá olá! Mais um artigo para facilitar a sua vida e de seu melhor amigo, e hoje vamos falar de uma questão muito importante na vida de qualquer cachorro: a alimentação.
 É verdade que muita vezes pensamos: "Poxa vida, mas dar só essa ração sem graça, seca e dura?". E a resposta para esse questionamento é SIM. Somente ração deve ser dada ao seu bichinho. Isso porque somente as rações especialmente desenvolvidas para eles serão capazes de suprir a necessidade de certos suprimento que os cães tem. É importante saber que, a precisão de nutrientes de um cachorro É TOTALMENTE DIFERENTE de um humano, por isso jamais devemos trocar nem abandonar a ração por comida comum. Mesmo que seja introduzido ovos, carnes, legumes e outras coisas, sempre haveria a falta de alguma substancia. Além da carência dos nutrientes que somente poderia oferecer ao seu bichinho, muitos outros problemas poderiam ser acarretados, como a queda de pelos, sobrepeso, problemas intestinais, entre outros. Outra coisa que com certeza poderia fazer você pensar em abrir mão da ração para adotar a alimentação comum, é a falsa ideia de que alimenta-lo sem ração pode ser mais barato. Errado. Se posto a fio na calculadora, gastos com carnes, ovos, legumes, suplementos vitamínicos e outras coisas necessárias para uma alimentação completa, você ia perceber que sai muuuuitoo mais que do que uma
ração como a base da alimentação de seu peludo, mesmo que essa ração seja uma super premio IMPORTADA.
 Entraremos agora justamente nesses pormenores das rações, porque como deve saber, existem muito mais variações de rações do que somente adulto e filhote, para vocês terem uma pequena noção, existem rações específicas para cães com problema cardiaco, com alergia, com peso acima da média, com problemas renais, entre outros, são as chamadas rações terapêuticas. Além disso, outra questão que muitas vezes pegam os donos pelo pé é sobre ração popular, premio, super premio, etc. Vejamos agora as diferenças entre elas e alguns exemplos.
Rações Populares – São as rações mais baratas existentes por ai, em sua maioria feitas com subprodutos de milho, soja, farelo de algodão, entre outros. Esses ingredientes podem mesmo ser ótimos para alimentar uma vaca por exemplo, mas cachorros precisam de proteina de origem animal e ja protinha para serem absorvida pelo seu organismo. Exemplos: Alpo, Big Boss, Champ, Kanina, Nero, Frolic e Pitty.

 Rações “Standard” – São aquelas de empresas de renome, na maioria das vezes, buscam através da mídia uma fatia maior do mercado consumidor. Por serem produtos de empresas maiores, têm um compromisso maior com a sua qualidade e são formuladas com ingredientes qualitativamente melhores que as rações populares. Tem farinha de carne e ossos, glútem de milho, gordura animal, e outros, mas, mesmo assim ainda não são “ideais” quanto à digestibilidade, porque se alcança o percentual de proteína com ingredientes de menor digestibilidade como a soja ou o glúten. O preço é um pouco maior que as populares.
Exemplo: Pedigree

Rações Premium e Super Premium – São produtos de primeira qualidade, em nutrição canina, por isso, são sim mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru… Porém, realmente carne, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos “trabalho” para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium, como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração). Promovem, ainda, uma vida mais saudável. e reduzem o volume das fezes do animal. Exemplos: Baw Waw, Dog Chow, Gran Plus, Max, Sabor e Vida e Vitalcan.

As Rações Super Premium são portanto, sim as melhores, possuindo uma quantidade de vitaminas e uma gama mais completa dos nutrientes e benefícios para seu peludo. Exemplos: Linha Eukanuba, Royal Canin, Golden, Premier Pet, Premiatta e Huggy.

Não é que o grau do seu amor e zelo por seu cachorro será medido pela ração que você da a ele, porém as melhores escolhas poderão garantir a ele uma melhor qualidade de vida, saúde e vitalidade. Uma ração de qualidade comprovada, preferencialmente as do tipo “premium”, dispensam qualquer outra suplementação mineral ou vitamínica. E se for seca reduz a incidência de tártaro, dispensando, por vezes, o uso de abrasivos. Outra coisa importante, o cachorro não enjoa da ração, só está satisfeito ou fazendo manha para que você dê a ele algo mais "gostoso", então não se assuste se ele passar um dia inteiro sem comer, quando a fome apertar, o instinto falará mais alto. Depois disso procure um veterinário. Não existe uma ração perfeita para todos os cães, cada cachorro se adapta e precisa de uma ração diferente.

 Então é isso ai gente, espero ter esclarecido um pouco mais a mente de vocês sobre a ração de seus bichinhos. Qualquer duvida ja sabem, só comentar.

Texto por: Samanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário