29 março, 2014

Explicação do "porque" de cada ingrediente das 3 receitas de recuperação de cabelos quebradiços

Iai galerinha.
 Então, comecei no post anterior (clica para ver) , uma maratona de 3 dias com 3 post's ( na verdade vão ser 4 porque vou postar um bonus que será o selador de cutículas caseiro) para salvar cabelos detonados, bem quebradiços mesmo.
 Pra começar eu queria dizer algo simples, gente, não há milagre do dia para noite se tratando de cabelos, você vai ter que ter paciência e esperar o tempo do seu cabelo melhorar. Não soube usar e abusar do coitado até ele fica assim? Agora tenha paciência e fé em Deus que você consegue melhorar isso ai, MAS TENHA CALMA CARALH#.
 Pois bem, esse post agora, vai ser para nada mais nada medos, do que explicar o porque da minha escolha por cada um dos ingredientes de cada receita, seja da hidratação potente, do leave in ou da Misturinha pra diminuir a oleosidade do cabelo.
 Beleza, então vamos lá, começando pelos ingredientes da hidratação.



  1. Amido de milho, famosa Maizena.
     Bom, a maizena é conhecida de longa data por todas nós, na cozinha é claro, sendo utilizada em muitas receitas, de bolos, de biscoitos, entre outros. mas o que muita gente não sabe, é que nos cabelos ela também faz um milagre e tanto.
    O amido de milho é um carboidrato que, na linguagem química, quer dizer uma enooorme cadeia de glicose (açúcar). O açúcar é um maravilhoso e velho conhecido  da hidratação capilar (assim como eu usei na primeira hidratação que postei aqui). Acreditam que o amido de milho tenha a mesma propriedade por ter uma cadeia química semelhante ao açúcar. Outro detalhe legal também, é que ela ainda promete diminuir o volume de fios mais rebeldes, tendo inclusive na net muitas receitas de alisamentos naturais de maizena + açúcar. Então, ta ai o porque da Maizena.
                                         
  2. Gelatina de Uva  Gente, sinceramente eu acreditava que a gelatina era só pra dar um cheirinho e uma corzinha e tal... MAS NÃO É NÃO O.O . A gelatina é rica em colágeno que é ótimo para pele e cabelos. O colágeno que é uma proteína muito importante para o nosso corpo e também ao cabelo pois dá elasticidade, força e reconstrói a integridade do fio capilar. E porque gelatina de uva? Bom,  gelatina de uva , pois é a uva que dá o brilho ao cabelo além da fruta ser rica em polifenóis, ativo que comprovadamente acelera a regeneração celular e tem propriedades antioxidantes. Se a gelatina mantém essas propriedades eu não sei, só sei que essa poh# funciona viu? kkk'
                           
  3. Mel
      Fui buscar sobre as maravilhas do mel e achei essa declaração bem esclarecedora: "O poder nutritivo, cicatrizante, antisséptico e antioxidante do ingrediente se deve ao mix de vitaminas C, E e do complexo B, além de sais minerais, especialmente cálcio e magnésio", esclarece a farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, em São Paulo.
    Basicamente, a grande maravilha  do mel é o açúcar (olha ele aqui de novo!!) , que tem a capacidade de captar as moléculas de água, favorecendo a hidratação, reforçar a barreira de proteção dos fios.Além de tudo, auxilia no crescimento dos fios e na produção de queratina deixando os fios mais resistentes e sedosos. Também regenera e nutre os fios ressecados e quebradiços (que é o motivo dessa receita) fortalecendo a raiz, evita a queda de cabelos, limpa profundamente (evitando caspa e oleosidade) e seu poder antioxidante ajuda a prevenir os indesejáveis cabelos brancos.
    O mel é também indicado para cabelos danificados, frágeis, secos e sem brilho, mas pode ser usado em qualquer tipo de cabelo até mesmo nos fios saudáveis.
                    
  4. Bepantol (Baby ou Derm)Bepantol é simplesmente dexpantenol, a conhecida vitaminha B5. Alguns dos benefícios são:
  • - Cabelo hidratado: a vitamina B5 age no couro cabeludo evitando o ressecamento.
  • - Reparação gradativa de danos causados por tratamentos químicos. Se você pintou, descoloriu os fios ou fez algum tipo de progressiva, utilize a vitamina B5 para trazer a saúde de volta do seu cabelo.
  • - Fortalecimento da raiz e de todo o fio. A vitamina B5 deixa a raiz do cabelo mais forte e saudável, evitando quebras.
    Bepantol também ajuda a reter água no interior das cutículas dos fios, preservando suas propriedades naturais. Desta forma, os cabelos ficam brilhosos, fortes e MEGA saudáveis. Além disso, ele também evita o ressecamento do couro cabeludo (UÓ).

 Prontoooo. Terminada as explicações dos ingredientes da  hidratação, passaremos agora para os ingredientes do leave in e da misturinha para limpeza da oleosidade do cabelo respectivamente:
  1. Erva-doce Além de ser uma ervinha que faz um chá perfeito (para quem gosta como eu), erva-doce também pode ser usada nos cabelos. Aqui no caso, eu vou utiliza-la no meu leave in caseiro, porque ela hidrata e rejuvenesce os fios, além de dar brilho e elasticidade. Um detalhe importante é que a erva-doce pode clarear os fios em um uso prolongado. Mas assim, eu não sei se é uma coisa a ponto de uma morena ficar castanha, uma castanha ficar loira nem nada assim, porque na verdade a erva conhecida por fazer isso é a Camomila, e não a erva-doce, mas ela também clareia, mas acho que é algo a LOOOOONGO prazo, então acho que da pra usar de boa, além do mais, você pode usar, e se sentir que ta clareando (e você não queira isso) você pode interromper o uso.
  2. Bepantol
     Não vou repetir tudo de novo se ja falei logo ali em cima né?? ¬¬'
  3. Óleo de Amendoas
     
    O benefício que o óleo de amêndoas proporciona aos cabelos é deixa-los sem volume, além de proporcionar brilho e recuperar fios danificados. Mas tenham cuidado, porque tudo em exagero faz mal, não seria diferente com um oleo, que como o nome já diz, pode deixar os cabelos oleosos, então por isso que até mesmo na minha receitinha do leave in só uso umas gotinhas! (Logo postarei a receita completa.)
    Imagem meramente ilustrativa, não é comercial, apenas utilizo essa marca desde sempre porque acho F#da. Recomendo. Além de ser bem em conta.


    1. Limão 
       Limão é o primeiro ingrediente da misturinha para limpeza da oleosidade do cabelo. Velho, eu achei 54767652768732 benefícios do limão para o cabelo, desde prevenção de queda de cabelo, limpeza do couro cabeludo, da caspa , a fortalecer a raiz do cabelo, ajuda a reduzir a secreção excessiva de sebo que torna o couro cabeludo oleoso e faz com que os folículos a ficar obstruídos (que é a função dessa receita que vou postar na verdade), estimula o couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo, ele condiciona os cabelos e torna macia, também usado para iluminar o cabelo e utilizado como uma lixívia natural, ele fortalece o cabelo e faz com que seja mais resistente à quebra, isso torna o cabelo mais brilhante e mais grosso, ele ajuda a combater infecções do couro cabeludo e matar os germes, reduz os efeitos após a partir da utilização de produtos químicos de cabelo e os danos causados ​​devido à poluição, etc. UFA.!!
          

    2. Maçã
       Outra que achei muiiiitaaaa coisa a respeito, mas é basicamente a mesma coisa do limão, ajuda na limpeza, evita queda, nutre ... e por ai vai.
       


    Bom gente, é isso ai, esses são os motivos do porque da utilização de cada um desses ingredientes nas receitas. A receita do leave in e do suquinho de limpeza ainda serão postados. Fique ligada e pegue mais essa descomplicação pra sua vida!

    Texto por: Samanta

Nenhum comentário:

Postar um comentário