30 março, 2014

Leave in caseiro


Para começar, o que é esse tal de leave in não é mesmo? Leave-in é, nada mais que, um creme para ser usado nos cabelos, logo após a lavagem com shampoo e o condicionador. Ele é diferente dos outros pois é sem enxágue. Ou seja, ele é serve exatamente para condicionar os cabelos dando continuidade ao processo de limpeza e hidratação dos fios, sem precisar retirar o produto. Não é como o creme de pentear, não sei explicar de forma profissional a diferença, mas na prática é basicamente que, o leave in é líquido, mais leve e com mais nutrientes. Enfim.

 Os benefícios são inúmeros. Deixam os cabelos mais hidratados, brilhosos e os fios ficam "selados" por muito mais tempo. Quando os cabelos estão molhados, a tendência é que as escamas fiquem abertas e nesse momento os cabelos podem absorver muita poeira, fumaça e sujeira –já com a ajuda do leave-in, as escamas se fecham como uma película protetora. Lembrando também que, ensino aqui como fazer do seu condicionador diário um selante, mas, essa transformação do seu condicionador em selante, não anula a utilização do leave in, já que o mesmo é sem enxague, diferentemente do condicionador. O leave-in também protege contra o calor do secador ou da chapinha e ainda eliminam o frizz.
A variedade de marcas no mercado nos permite escolher entre leave-in que combina mais com o seu cabelo, porém, também é um produtinho que pode sair um tanto caro, já que, claro, geralmente os melhores produtos são mais caros, por isso, vamos aqui ver uma dica suuuuper legal de como fazer um leave in bem abrangente que vai servir para vários tipos de cabelo, e que vocês vão fazer com coisinhas simples e baratas
  Uma observação que acho importante passar para vocês é que, um dos ingredientes que vamos utilizar nessa receita, a erva-doce, ela pode clarear os cabelos. Não é algo radical do tipo, quando passou era morena quando tirou tava loira, não é isso, geralmente a erva conhecida por clarear os cabelos é a camomila e não a erva-doce como já falei no post de explicação do porque da escolha dos ingredientes, MAS, isso pode acontecer com o uso continuo a longo prazo, mas como também falei nesse post, eu acho que é algo que vale a pena arriscar. Não custa nada aproveitar dos benefícios por um tempo, se sentir que ta clareando e você não fique satisfeita com o resultado, é só interromper a utilização. Pra mim vai ser legal porque como meu cabelo é vermelho, se clarear vai ajudar a manter a cor que gosto, então já é pra mim.

 Vamos então aos ingredientes da receita:
  1. 1 pacotinho de erva-doce.
  2. 1 xícara e meia de água.
  3. 5 gotas de óleo de amêndoas. 
  4. Meia colher de sobremesa (aquelas pequenas) de Bepantol (Baby ou Derm tanto faz.)
  5. Um borrifador spray. (Pode ser uma vasilha de perfume vazia e bem lavada!)
Bom, então é bem simples! É só cozinhar o erva doce na água, levando ao fogo até ferver. Depois desliga e deixa esfriar totalmente. Em seguida coloque o chá na vasilha do borrifador, adicione as gostas do óleo de amêndoas e o bepantol e chacoalhe tudo! Pronto, está feito o seu leave in poderoooso. Você o utiliza como se fosse um leave in normal: lava o cabelo com seu shampoo e condicionador, retira o excesso de água e depois o aplica para ajudar a pentear o cabelo. AAAAA UMA COISA IMPORTANTE, VOCÊ TAMBÉM PODE ACRESCENTAR UMA COLHER DE SOBREMESA DE SEU CREME DE HIDRATAÇÃO, TAMBÉM FICA LEGAL, MAS AI JÁ FICA A SEU CRITÉRIO, O IMPORTANTE É LEMBRAR QUE VOCÊ NÃO VAI LAVAR OS CABELOS PARA TIRAR O LEAVE IN, ENTÃO USAR O CREME PODE DEIXAR SEU CABELO PESADO OU OLEOSO, É PRECISO OBSERVAR ISSO!  
E mais uma coisa, lembrando que o Bepantol baby tem na sua fórmula óleo de amendoas também o que é maravilhoso, porém na raiz isso pode deixar o cabelo oleoso, porém é preciso ter consciencia de que Leave in é para ser usado somente no comprimento ok?
 Leiam aqui minha resenha com minhas considerações dessa receita que uso sem pensar duas vezes.
Bom, espero que gostem, elogios e duvidas só comentar!!

 Texto por: Samanta.

Um comentário: